i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

6 - Tchaikovsky

Novembro/6

aniversário da morte de
Peter Ilich Tchaikovsky
(1840-1893)

.
Dança dos Cossacos, da ópera Mazeppa
Orquestra Sinfónica de Cincinnati / maestro Erich Kunzel

.
.
Piotr Ilich Tchaikovsky nasceu a 7 de Maio de 1840, na cidade de Kamsko-Votkinsk, na Rússia. O seu primeiro contacto com a música foi aos cinco anos com um velho órgão mecânico que havia em casa, onde aprendeu a tocar, ajudado pela mãe.
Em 1848 a família fixa-se em São Peterburgo, onde ele recebe as primeiras aulas teóricas musicais com vários professores particulares. Mas em 1850 os desejos da família eram que fosse advogado. Tchaikovsky foi para a Escola de Direito de São Petersburgo, que frequentou até 1859, mostrando-se um estudante muito aplicado, e antes mesmo de se formar foi empregado do Ministério da Justiça. Em 1863 decide dedicar-se inteiramente à carreira musical. Abdica da carreira jurídica e matricula-se no Conservatório de São Petersburgo, onde permanece três anos.
Em 1866 é convidado pelo director do Conservatório de Moscovo, para dar aulas de Teoria Musical e Composição. Foi professor até 1878.
Numa carta de 1876 ao seu irmão, Tchaikovsky confessa estar atormentado por tendências homossexuais desde a juventude, e que faria tudo o que fosse possível para se casar e afastar todos os rumores que o incomodavam. Em 1877 casa-se com uma aluna do Conservatório de Moscovo. Este casamento foi um suplício desde o começo. A mulher nunca se interessou pelas suas composições e projectos artísticos.
Em Junho de 1893, Tchaikovsky recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Cambrigde. Em Outubro do mesmo ano a sua saúde agrava-se profundamente. No dia 6 de Novembro de 1893 morre, em São Petersburgo.

free counters
*