i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

17 - Álvaro Cassuto

Novembro/17
aniversário do nascimento de
Álvaro Cassuto
(1938)
.

.
2º Andamento - Minuetto da Sinfonia nº 1, op. 11
João Domingos Bomtempo
Orquestra do Algarve / maestro Álvaro Cassuto.
.
.
.
Álvaro Leon Cassuto nasceu no Porto, no dia 17 de Novembro de 1938, filho de pais alemães que tinham fugido da Alemanha Nazi.
A escolha de Portugal foi uma opção clara, porque na tradição familiar a herança portuguesa era muito importante. Os antepassados judeus de Álvaro Cassuto fugiram de Portugal, primeiro para a Holanda, depois para a Alemanha, por não terem querido converter-se ao catolicismo. Na tradição escrita e oral desta família sefardita o português esteve sempre presente.
.
Estudou direcção de orquestra com os mestres Pedro Freitas Branco e Herbert von Karajan. Obteve o diploma de Kapellmeister em Viena, em 1965, um ano depois de se licenciar em Direito pela Universidade de Lisboa.
Em 1968 partiu para os Estados Unidos, mais precisamente para Nova York.
Foi convidado pelo lendário Maestro Leopold Stokowski para ser maestro assistente da American Symphony Orchestra e após a sua estreia no Avery Fischer Hall, em 1969, o maestro Erich Leinsdorf, titular da Orquestra Sinfónica de Boston, atribuiu-lhe o Prémio Koussevitzky, o mais importante galardão americano para jovens maestros, o que determinou a sua carreira norte-americana.
Regressou definitivamente a Portugal em 1986. Entre 1970 e 1992 dirigiu a Orquestra Sinfónica da RDP.
A sua gravação da Quarta Sinfonia de Joly Braga Santos mereceu-lhe o “Prix International du disque”, em 2004.

free counters
*