i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

10 - François Couperin

Novembro/10

aniversário do nascimento de
François Couperin
(1668-1733)
.

.
Concertos Reais, nº 4 Forlane Rondeau
"Le Parlement de Musique
"
.
.
François Couperin nasceu a 10 de Novembro de 1668, em Paris. Era conhecido como Couperin le Grand (Couperin o Grande) para o diferenciar de outros membros da talentosa família Couperin.
Foi ensinado pelo pai, Charles Couperin, que morreu quando François tinha 10 anos.
Em 1685 tornou-se organista da igreja de Saint-Gervais, em Paris, uma colocação que herdou do pai e que, mais tarde, passaria para o seu primo, Nicolas Couperin. Mais tarde, outros membros da família ocupariam a mesma função.
Em 1663, sucedeu ao seu professor, Jacques Thomelin, como organista da Chapelle Royale com o título de organiste du Roi, organista indicado pelo Rei, o Rei Sol, Luís XIV. Em 1717, tornou-se organista e compositor da corte, com o título ordinaire de la musique de la chambre du Roi. Com os seus colegas, todos os domingos Couperin dava um concerto.
.
O seu livro mais famoso, A Arte de Tocar o Cravo, publicado em 1716, continha sugestões para dedilhado, toque, ornamentação e outros aspectos da técnica para teclado.
Teve uma grande influência em Johann Sebastian Bach. Bach adoptou para tocar o cravo o sistema de dedilhado, inclusive o uso do polegar, criado por Couperin. Os quatro volumes de música para cravo composta por Couperin contêm mais de 230 obras. Estas obras eram bastante apreciadas por Bach e, muito depois, por Richard Strauss e Maurice Ravel, que o homenageou com Le Tombeau de Couperin.
Morreu em Paris, no dia 11 de Setembro de 1733.

*