i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

4 - Felix Mendelssohn

Novembro/4

aniversário da morte de
Felix Mendelssohn
(1809-1847)
.
Scherzo de "Sonho de uma noite de Verão”
Orquestra Filarmonia / Maestro-Otto Klemperer
.
.
.
Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy nasceu em Hamburgo, a 3 de Fevereiro de 1809. Começou a compor aos nove anos. O pai era um rico banqueiro judeu, que convertido ao cristianismo, acrescentou Bartholdy ao apelido do filho. Felix cresceu em Berlim, e começou a aprender piano muito cedo. Mostrou uma incrível capacidade musical precocemente, dando o seu primeiro concerto com nove anos. Com treze publicou o primeiro trabalho como compositor. Os seus trabalhos incluem sinfonias, concertos, oratórios e música de câmara. Após um longo período de denegração devido à mudança nos gostos musicais e ao anti-semitismo, no final do séc. XIX e início do séc. XX, a sua originalidade é agora reconhecida e re-avaliada, e Mendelssohn figura entre os mais apreciados compositores de sempre.
Além das lições de música dadas pela mãe, Felix recebeu outros ensinamentos. Em 1816 o pai viajou para Paris, levando Felix consigo. Na capital francesa recebeu aulas de piano. Mas, o mais importante professor de Mendelssohn foi Karl Friedich Zelter, que o orientou a partir de 1819, dando-lhe aulas de composição e transmitindo-lhe o seu amor por Bach. Terminada a fase de formação, os anos seguintes seriam marcados por viagens e pelo seu trabalho em prol da difusão da obra de Bach. Faleceu em Leipzig, no dia 4 de Novembro de 1847.
Algumas das suas mais conhecidas obras são os dois concertos para piano, o concerto para violino e a suite “Sonho de uma Noite de Verão”, que inclui a famosa marcha nupcial e este Scherzo.

*