i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

19 - Schubert

Novembro/19

aniversário da morte de
Franz Schubert
(1797-1828)
.
MÚSICA (3min58)

.
* Sinfonia # 2, D.125
. (3º andamento, Menuetto-Allegro Vivace)
- Orquestra Filarmónica de Berlim
- maestro Daniel Barenboim

.
.
.
Num dia 19 de Novembro, como hoje, morreu um dos maiores génios da História da Música. Corria o ano de 1828.
Às 3 horas da tarde desse dia 19 de Novembro morreu em Viena o cidadão Franz Schubert, de 31 anos de idade, acometido de sífilis e tifo.
Parecia ter morrido um qualquer vagabundo, desprezado por quase todos, boémio miserável que nunca tivera para tocar senão um piano alugado com o dinheiro que um amigo rico lhe emprestava
Ao fazerem o despejo da casa em que habitava, fizeram um inventário de uns míseros 63 florins – dos quais 53 foram contados como "roupas domésticas e pessoais" e 10 –apenas 10 florins – como “músicas".
Só 42 anos depois foi tocada uma dessas “músicas”. Chamaram-na e é hoje conhecida como “A Grande”. Tal como tantas das suas obras geniais, que lhe tinham sido compradas por preços irrisórios e ao longo de quase três séculos já deram a ganhar milhões aos seus editores.
Graças a essas sinfonias, como a um imenso número de outras obras, foi a História que veio a mostrar que Franz Schubert foi um dos maiores génios da música. Tinha um estilo muito pessoal, a meio caminho entre a severidade clássica e a sensibilidade romântica.
.
.
Schubert: 5 Trutas, ou um jogo com 5 ases
.
.
.

free counters
*