i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

11- Ernest Ansermet

Novembro/11

aniversário do nascimento de
Ernest Ansermet
(1883-1969)
.

.
excerto de "Fête Polonaise" da ópera "Le Roi Malgré Lui"
Orquestra de La Suisse Romande / maestro Ernest Ansermet

.
.
Ernest Alexandre Ansermet nasceu em Vevey, na Suíça, a 11 de Novembro de 1883.
Inicialmente foi professor de matemática na Universidade de Lausanne.
Começou na direcção de orquestra em 1912, no casino de Montreux, e entre 1915 e 1923 foi maestro nos Ballets Russes de Diaghilev.
Viajando pela França, encontrou-se com Debussy e Ravel, e pedia-lhes conselhos sobre a interpretação das suas obras. Durante a primeira guerra mundial encontrou-se com Stravinsky, que estava exilado na Suíça, e a partir deste encontro começou a associação de Ansermet com a música russa.
Em 1918, fundou a sua própria orquestra, a Orquestra de la Suisse Romande. Fez várias tournées pela Europa e pela América e ficou famoso pelas suas precisas interpretações da música moderna, fazendo primeiras gravações de obras como o Capriccio de Stravinsky, tendo o compositor como solista.
Ansermet nunca concordou com o hábito de Stravinsky fazer revisões às suas obras e por isso tocou sempre as versões originais deste compositor. Era um homem enérgico, que defendia as suas opiniões com veemência. Ficou conhecido na Grã-Bretanha pelas suas discussões nos ensaios com as orquestras inglesas, cujos músicos estavam habituados ao estilo mais jovial de Sir Thomas Beecham ou à maneira mais introvertida de Sir Adrian Boult. A sua última gravação – O Pássaro de Fogo, de Stravinsky – foi feita em Londres, com a Orquestra Nova Filarmonia e incluiu a gravação dos ensaios, em memória do maestro.
Faleceu em Génova no dia 20 de Fevereiro de 1969.

free counters
*