i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

9 - Ivan Moravec

Novembro/9

aniversário do nascimento de
Ivan Moravec
(9.Nov.1930)
.
.
MÚSICA (5min02)


.
* Concerto para Piano, Op. 54, de Robert Schumann
. (excerto do 3º andamento, Allegro vivace)
.
.
A 9 de Novembro de 1930 nasceu, na cidade de Praga, Ivan Moravec.
O primeiro interesse do jovem Ivan pela música centrou-se na ópera, a que assistia com o pai, que era pianista e cantor amador. Só aos 20 anos entrou no Conservatório de Praga para estudar piano. Poucos anos depois, ainda na década de 1950, já era uma referência do piano no seu país.
Em 1957, Moravec deu na sua adorada cidade de Praga um concerto que deu um novo realce à sua carreira e ao seu nome internacional. A ouvi-lo estava o grande Arturo Benedetti Michelangeli, que no final do concerto o convidou para participar nas suas master classes nesse Verão. Nelas Moravec aprendeu e evoluiu tanto que durante o testo da vida disse que depois de ter tocado ao lado de Michelangeli apetecia-lhe nunca mais voltar a sentar-se ao piano.
Moravec fez uma intensa carreira de pianista durante os últimos cinquenta anos. Tocou por todo o mundo todos os grandes compositores– e tocou sobretudo, para além dos compositores checos, os maiores mestres da música de piano: Chopin, Debussy, Beethoven, Mozart… Mas do tempo em que partilhou a música com Michelangeli ficou-lhe uma predilecção muito especial por Schumann.
.
.
Ivan Moravec tocando Chopin
.
.

*