i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

20 - Anton Rubinstein

Novembro/20
aniversário da morte de
Anton Rubinstein
(1829-1894)
.
.
MÚSICA (4min17)
.
* Melodia em Fá Maior, Op.3
.. - pianista Shura Cherkassky
.
.
.
20 de Novembro. É dia de recordarmos um homem de talento raro, um genial trabalhador da música: Anton Rubinstein. Faleceu faz hoje anos.
.
Anton Grigorevich Rubinstein, que viveu entre 1829 e 1894, foi pianista, compositor e maestro. No piano, foi visto como um rival de Liszt, graças ao seu extraordinário virtuosismo. O seu enorme talento não agradava a todos, como quase sempre sucede. Mas têm reconhecimento unânime a sua obra musical e o trabalho que desenvolveu em prol da música – com particular destaque para o facto de ter sido ele quem fundou o Conservatório de São Petersburgo, tal como foi seu irmão, Nikolai Rubunstein, o fundador do Conservatório de Moscovo.
Nascido na República da Moldavia, de pais judeus, Anton Rubinstein cresceu numa família em que se falava judaico, russo e alemão e em que muitos dos membros judeus se converteram ao cristianismo russo. Por isso, quando os músicos da escola nacionalista criticaram asperamente a sua música, escreveu um dia este desabafo: “Os Russos chamam-me alemão, os alemães chamam-me russo, os judeus chamam-me cristão e os cristãos judeu. Os pianistas chamam-me compositor e os compositores chamam-me pianista. Os clássicos vêem-me como futurista e os futuristas chamam-me reaccionário. Concluo que não sou carne nem peixe – um desgraçado indivíduo.”
.

free counters
*