i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

6 - John Philip Sousa

Novembro/6
Aniversário do nascimento de
John Philip de Sousa
(1854-1931)

MÚSICA

Semper FidelisStars ans Stripes Forever
.
.
6 de Novembro. Um bom dia para lembrarmos o compositor John Philip de Sousa, que nasceu nesta data. Não era português – mas quase.
John Philip de Sousa, que nasceu em Washington a 6.Nov.1854, era filho do português António Sousa – que por sua vez tinha nascido em Sevilha, onde seus pais se refugiaram durante a Guerra Peninsular. Na árvore genealógica da família figuram nomes como Tomé de Sousa, primeiro Governador-Geral do Brasil, e Martim Afonso de Sousa, colonizador do Brasil e Governador da Índia.
Influenciado pelo pai, que era um músico virtuoso, John Philip estudou música desde os 6 anos. A primeira paixão foi o violino, mas cedo se dedicou a compor. E como compositor, já depois de ter pregado um susto à família ao pretender sair de casa para tocar na banda de uma companhia de circo, a sua predilecção ia para os instrumentos de sopro.
Tornou-se um grande nome da música americana e foi um dos músicos mais populares do seu tempo. Em 1888 compôs a marcha que foi adoptada como hino da Marinha dos Estados Unidos: Semper Fidelis.
Em 1892, John Philip de Sousa apresentou em New Jersey a sua própria banda – a Sousa Band – e o sucesso da sua música nunca mais parou de crescer. Ao mesmo tempo, escrevia manuais e obras de ficção e inventava um novo instrumento – o sousafone, uma grande tuba especial para ser tocada em marcha.
Mas foi a música que o celebrizou. Não tanto as diversas operetas que tiveram sucesso na Broadway – mas acima de tudo as marchas militares, que pela qualidade e intensidade melódica e rítmica foram adoptadas muito para além da vida militar e das fronteiras da América. Bem antes de morrer ganhou o cognome com que ficou na História: “O Rei das Marchas”
.

free counters
*