i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

7 - Joan Sutherland

Novembro/7

aniversário do nascimento de
Joan Sutherland
(7.Nov.1926)
MÚSICA (6min05)

.
Flower Duet, da ópera 'Lakme'
Leo Deslibes
Joan Sutherland – Jane Berbie

.
.
.
Aqui há uns anos, uma jovem australiana que tinha então 25 anos foi convidada para cantar Lucia di Lammermoor no Covent Garden, numa produção regida pelo maestro Tullio Serafin e encenada por Franco Zeffirelli. Assistiram aos ensaios dois “monstros sagrados” da ópera, as sopranos Maria Callas e Elisabeth Schwarzkopf. A jovem australiana era Joan Sutherland. Ao ouvi-la, Maria Callas disse que estava impressionada com os dotes inigualáveis da jovem cantora. Por sua vez, Elisabeth Schwarzkopf, que era casada com o director da poderosa editora EMI, convenceu imediatamente o marido a fazer uma gravação da nova diva do bel canto.
Joan Sutherland faz hoje 81 anos. Nasceu em Sydney, filha de uma mezzo-soprano aposentada, com quem aprendeu a ouvir música e a gostar de cantar. Já sem o pai, que morreu quando ela tinha 6 anos, estudou canto seriamente e aos 21 anos debutou na Austrália, interpretando Dido, na ópera Dido e Eneias, de Purcell. Começava a carreira de uma cantora para quem todos sabiam que o céu era o limite.
Em 1960 gavou o album The Art of the Prima Donna, que se tornou lendário e é ainda hoje um dos mais recomendados álbuns já gravados. Nessa época, já era conhecida como um milagre vocal e uma grande diva.
Em 1961, em reconhecimento da fenomenal carreira (em que se incluem mais de 1800 performances, mais de 50 papeis interpretados e mais de 80 discos gravados) a Coroa Britânica condecorou Joan Sutherland como Comendadora da Ordem do Império Britânico. Em 1975 veio a ser nomeada Companheira da Ordem da Austrália; e em 1979 recebeu o título de Dama do Reino da Grã Bretanha.
Estes e diversos outros títulos são, afinal, apenas o epílogo de uma carreira de mais de 40 anos de estrondoso sucesso, com todos os recordes de vendas de discos, cantando todos os papeis importantes do repertório da ópera.

free counters
*