i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

7 - Joan Sutherland

Novembro/7

aniversário do nascimento de
Joan Sutherland
(7.Nov.1926)
MÚSICA (6min05)

.
Flower Duet, da ópera 'Lakme'
Leo Deslibes
Joan Sutherland – Jane Berbie

.
.
.
Aqui há uns anos, uma jovem australiana que tinha então 25 anos foi convidada para cantar Lucia di Lammermoor no Covent Garden, numa produção regida pelo maestro Tullio Serafin e encenada por Franco Zeffirelli. Assistiram aos ensaios dois “monstros sagrados” da ópera, as sopranos Maria Callas e Elisabeth Schwarzkopf. A jovem australiana era Joan Sutherland. Ao ouvi-la, Maria Callas disse que estava impressionada com os dotes inigualáveis da jovem cantora. Por sua vez, Elisabeth Schwarzkopf, que era casada com o director da poderosa editora EMI, convenceu imediatamente o marido a fazer uma gravação da nova diva do bel canto.
Joan Sutherland faz hoje 81 anos. Nasceu em Sydney, filha de uma mezzo-soprano aposentada, com quem aprendeu a ouvir música e a gostar de cantar. Já sem o pai, que morreu quando ela tinha 6 anos, estudou canto seriamente e aos 21 anos debutou na Austrália, interpretando Dido, na ópera Dido e Eneias, de Purcell. Começava a carreira de uma cantora para quem todos sabiam que o céu era o limite.
Em 1960 gavou o album The Art of the Prima Donna, que se tornou lendário e é ainda hoje um dos mais recomendados álbuns já gravados. Nessa época, já era conhecida como um milagre vocal e uma grande diva.
Em 1961, em reconhecimento da fenomenal carreira (em que se incluem mais de 1800 performances, mais de 50 papeis interpretados e mais de 80 discos gravados) a Coroa Britânica condecorou Joan Sutherland como Comendadora da Ordem do Império Britânico. Em 1975 veio a ser nomeada Companheira da Ordem da Austrália; e em 1979 recebeu o título de Dama do Reino da Grã Bretanha.
Estes e diversos outros títulos são, afinal, apenas o epílogo de uma carreira de mais de 40 anos de estrondoso sucesso, com todos os recordes de vendas de discos, cantando todos os papeis importantes do repertório da ópera.

*