i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Liszt - Marcha Húngara #2

19.Jul.2007

MARCHA HÚNGARA Nº 2
Franz Liszt
(1811-1886)
SOM DO PROGRAMA
free music

.
Faz hoje 121 anos que, na cidade de Elizavetgrad, decorreu o último concerto do mais virtuoso pianista de sempre: Franz Liszt.
Nesse dia 19.Jul.1886 Liszt tinha 75 anos. Estava em plena actividade, mas viria a morrer dias depois, na cidade de Bayreuth – cidade que havia de se tornar célebre pela vida dele e também pela obra do seu dilecto genro, Richard Wagner.

Depois de uma juventude em que deslumbrou todos (incluindo Beethoven e Schubert) Liszt fez no piano o que Paganini tinha feito com o violino: levou a execução do instrumento ao extremo do virtuosismo e compôs peças e obras pianísticas que continuam a ser as de mais difícil execução.
Mas Franz Liszt não foi só um virtuoso pianista e genial compositor. Também ensinou muitos e ilustres alunos; e foi um homem de extrema generosidade para todos os que procuravam nele apoio técnico ou inspiração musical. Donizetti, Berlioz, Schumann, Wagner e Verdi são apenas os mais conhecidos... para não falarmos do "nosso" Viana da Motta, mais um compositor a quem Liszt acrescentou técnica e brilho. O mesmo brilho que a História conservou dele próprio, como verdadeiro artífice da magia do piano.
.
Orquestra Pops de Cincinatti
Maestro Erich Kunzel

.
.
AMANHÃ
John Williams - Summon the Heroes
.
.
______________________
______________________

*