i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Daquin - La Mélodieuse

4.Jul.2007


LA MÉLODIEUSE
Louis-Claude Daquin
OUVIR A OBRA
(Música: 3min21)


.
4 de Julho é a data de nascimento de Louis-Claude Daquin, compositor francês que viveu entre 1694 e 1772 – portanto na era do barroco.
Começou a sua vida musical como menino-prodígio que aos seis anos de idade era apresentado à corte de Luis XIV. Começava assim, cedo, a impressionar os auditórios com as suas artes de organista e cravista.
Como organista, Daquin acumulou títulos importantes na época. Ainda jovem, foi nomeado organista do Rei na Chapelle Royale de Paris. Foi preferido ao ilustre Rameau no cargo de organista da Igreja de Saint-Paul. E veio a ser dos órgãos da Catedral de Notre Dame, no ano em que Lisboa sucumbia ao grande terramoto.
Com fama de virtuoso e genial improvisador, Daquin foi muito admirado pela aristocracia francesa e atraíu multidões aos seus concertos.
No entanto, e apesar de muitos escritos da época falarem das suas composições, a grande maioria das suas obras (vocais e instrumentais) perderam-se.
Deste teclista barroco que actualmente é mais conhecido pela sua obra O Cuco, temos actualmente, sobretudo, suites para cravo. Lembremos que na sua época ainda não era utilizado o piano.

* “La Mélodieuse” interpretada pelo pianista Robert Cornman.


.



- AMANHÃ -
Aplauso PmqP: Maria Callas, a voz do século
.
.
_______________________
_______________________

free counters
*