i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Fernando Sor - Variações

10.Jul.2007

VARIAÇÕES PARA UM TEMA
Fernando Sor
(1778-1839)
GRAVADO AO VIVO / FRANCISCO FRANCO
SOM DO PROGRAMA
(Locução: 1min58 / Música: 5min00)

.
A 10 de Julho de 1839 morreu em Paris o compositor e guitarrista espanhol Fernando Sor.
Morreu fora da sua Espanha por opção: A França foi o país que lhe deu maiores motivos de sucesso, de alegrias na carreira de músico – e também mais hesitações de consciência.
José Fernando Macarurio Sors nasceu em Barcelona, no dia de S. Valentim do ano de 1778.
Estava-lhe destinada a vida militar, que era a de vários dos seus familiares e que começou por ser a sua escolha. Mas um dia o pai levou-o à ópera – e Fernando percebeu que não podia ser senão músico.
Escolheu a guitarra – um instrumento que na época era tido como menor e usado praticamente só em tabernas.
Com a guitarra, instrumento genuinamente espanhol, começou a compor música de exaltação patriótica. A motivação era a opressão das tropas de Napoleão.
Mas Fernando Sor acabou por não resistir à sedução francesa. Quando, em 1813, Espanha expulsou definitivamente o invasor, ele seguiu o caminho de muitos outros artistas seus compatriotas: Mudou-se para Paris.
Na capital francesa reuniu-se a um outro grande guitarrista clássico espanhol, Dionisio Aguado, e com ele começou um trilho profissional que depois o levou à Inglaterra e à Russia.
Na Inglaterra teve sucesso como compositor de ópera e bailado. Na Rússia atingiu o auge com o ballet que adornou a coroação do czar Nicolau I.
Terminou a vida em Paris, retirado do contacto com o grande público.
Mas foi nesse período que compôs as suas melhores obras. E também o Método para Guitarra, obra didáctica que ainda hoje é um precioso guia para a aprendizagerm da guitarra clássica nas escolas de música.

Pelo Método de Guitarra estudou, certamente, o jovem guitarrista Francisco Franco, aluno da Academia de Música do Fundão, que hoje nos traz a música de Fernando Sor.
.
.
AMANHÃ
George Gershwin - Summertime
.
.
_______________________
_______________________

*