i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Granados - Dança Espanhola #5

27.Jul.2007

DANÇA ESPANHOLA Nº 5
Enrique Granados
(1867-1916)
SOM DO PROGRAMA
(Música: 4min20 / Total: 7min00)

.
Enrique Granados nasceu em 27 de Julho de 1867, na cidade catalã de Lérida.
Teve em vida grande sucesso, logo desde quando, aos 16 anos, ganhou um importante prémio com a interpretação da Sonata para Piano nº 2 de Schumann. O seu talento como pianista valeu-lhe começar a dar concertos públicos e deslocar-se depois para Paris para continuar os estudos. Por lá aprendeu muito durante 3 anos – e regressou em boa hora à sua Catalunha.
Em Barcelona, Granados foi muito aclamado como concertista. E depressa ganharam popularidade as suas composições – principalmente as suas canções para voz e piano e as diversas obras para piano que escreveu.
A obra-prima de Enrique Granados é a suite para piano "Goyescas", escrita em 1911, por inspiração em quadros de Goya. Nesta obra, muita influenciada por Liszt, Granados atingiu o ponto alto da inspiração. A Academia Nacional de Música de Paris propôs-lhe transformar as Goyescas numa grande ópera. Estalou entretanto a Grande Guerra e o projecto ficou adiado.
A ópera viria a surgir na América. Granados cedeu a obra ao Metropolitan Opera House de Nova Iorque, que a levou à cena em 1916, sob a direcção do próprio compositor. Mas esta estreia foi fatídica para Enrique Granados. No regresso de Nova Iorque, o navio em que viajava foi bombardeado por um submarino alemão. O compositor e sua mulher morreram afogados no Canal da Mancha.
Para a História ficaram as magníficas composições de Enrique Granados. Para além das Goyescas, o compositor tem sido muito lembrado – e tocado – por causa das suas famosas Danças Espanholas. Compostas para piano, mas perpetuadas também (e talvez principalmente) por variadas interpretações de grandes guitarristas.
.
Dança Espanhola nº 5
Guitarrista John Williams
.
AMANHÃ
Antonio Vivaldi / Johann Sebastian Bach
.
.
______________________

*