i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

J. Rodrigo - Canario

6.Jul.2007

CANARIO
(FANTASIA PARA UN GENTIL-HOMBRE)
Joaquin Rodrigo

.
Joaquin Rodrigo nasceu em 1901 e morreu em 1999. Morreu no dia 6 de Julho, ou seja, há precisamente oito anos – e tinha nascido no dia de Santa Cecília, padroeira da música.
.
Na sua terra natal, Sagunto (na província de Valência) houve um surto de difteria que vitimou mortalmente muitas crianças e de que resultou a cegueira de Joaquin Rodrigo. Corria o ano de 1905 e Joaquin tinha apenas 4 anos.
Ter ficado cego impeliu o desditoso Joaquin para o seu maior talento: a música.
Graças a esse talento e a uma obra enorme, no final da vida tinha recebido nada menos que 8 condecorações e Medalhas Honoríficas, das mais notáveis atribuídas em Espanha. Mas não só: foi doutor honoris causa por 4 universidades espanholas, pela Universidade da Califórnia e pela Universidade inglesa de Exter. E mereceu do governo francês 3 das mais elevadas condecorações, não só na arte e na cultura, mas também como cidadão.
Enquanto jovem, Joaquin Rodrigo tinha, graças a bolsas de mérito, estudado música em Paris – onde foi dilecto aluno do compositor Paul Dukas – e na Alemanha, de onde teve que fugir quando estalou a II Guerra Mundial. Nessa fuga, trazia consigo o manuscrito da obra que o imortalizou: O célebre Concerto de Aranjuez.
.
Em 1954, Joaquin Rodrigo recebeu a responsabilidade de compor para o “gigante” da guitarra clássica Andres Segovia uma obra destinada a estrear no ano seguinte em S. Francisco da Califórnia. Daí resultou a obra em que hoje o lembramos: Fantasia Para Um Gentil Homem.

* "Canario", excerto da obra Fantasia para um Gentil-Homem
* Guitarrista Narciso Yepes, com a Orquestra da Radiodifusão e Televisão Espanhola
.


.
.

AMANHÃ
Gustav Mahler - Sinfonia #5, em Dó sustenido menor

.
.
_______________________
VOLTAR AO INÍCIO DE PmqP
_______________________

free counters
*