i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

F. Mendelssohn - Sinfonia "Escocesa"

30.Jul.2007

SINFONIA Nº3 ("ESCOCESA")
Felix Mendelssohn
(1809-1847)
.
.
MÚSICA (4min54)
.
.
A 30.Jul.1829 Mendelssohn começou a compor a sua Sinfonia nº 3, que também foi por ele designada e ficou a ser conhecida como “A Escocesa”. Poderia parecer mais uma sinfonia, escrita por um compositor qualquer – mas não é.
Mendelssohn é um dos compositores mais ouvidos e mais talentosos de sempre. Tanto, que muitos críticos dizem que ele é no séc. XIX o equivalente a Wolfgang Amadeus Mozart.
Começou a compor aos 9 anos e “atreveu-se” ainda jovem a redescobrir a obra de um compositor que então estava no esquecimento e para quem ele reclamou ser o maior nome da História da Música: nada menos que Bach, que desse essa “descoberta” é um dos mais reconhecidos mestres da música erudita.

Felix Mendelssohn (cujo nome completo é Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy) nasceu em Hamburgo e viveu entre 1809 e 1847. Apesar da sua curta vida de 38 anos, deixou escritas cerca de 100 canções (lieder), diversos oratórios, dois concertos para piano e um concerto para violino – para além da Suite Sonho de Uma Noite de Verão (de que faz parte a famosa Marcha Nupcial) e as sinfonias que dedicou às suas viagens, casos da também célebre Sinfonia “Italiana” e desta Sinfonia nº 3, em Lá menor, op.56, a “Escocesa”.

Orquestra Filarmónica de Berlim / Maestro Herbert von Karajan
.
.
______________________

free counters
*