i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Gershwin - Summertime

11.Jul.2007

SUMMERTIME
(PORGY AND BESS)
George Gershwin
(1898-1937)
SOM DO PROGRAMA
(Locução: 1min50 / Música: 5min00)
.
Três gigantes da música do séc. XX. A homenagem é para todos.
A 11 de Julho morreu um grande americano – músico desde a alma, compositor querido a variados gostos de sucessivas gerações.
Vão hoje aqui cantá-lo um dos maiores cantores negros da América, nascido a 4 de Julho… E uma “Senhora” candidata a “Voz do Século”, também americana, mas nascida a 25 de Abril.

Trazemos música de George Gershwin, filho de imigrantes judeus que transformou a sua condição de humilde rapaz sem formação musical, compondo melodias que foram e são das mais cantadas ainda hoje.
Começou por ganhar a vida compondo música publicitária, contratado a peso de ouro quando tinha apenas 16 anos.
Mas rapidamente foi mais longe: Comédias musicais que atraíram multidões; canções inesquecíveis para o jazz; obras de concerto; e uma ópera que foi e continua a ser um verdadeiro símbolo.
O rapaz humilde e talentoso nunca esqueceu a classe donde provinha, nem a sensibilidade aos problemas dos negros americanos.

A ópera Porgy and Bess, narrativa da vida dos negros de um bairro pobre, correu o mundo a deliciar o ouvido dos melómanos.
Música de Jazz? Música clássica? Música sem restrições de estilo e, sobretudo, sem tempo de validade.
De entre as inúmeras versões (orquestrais e vocais) e as grandes vozes que cantaram Porgy and Bess, escolhemos duas a que ninguém põe reservas: Ella Fitzgerald e Louis Armstrong.
.
.
AMANHÃ
Gabriel Fauré - Requiem
.
.
_________________________
_______________________

free counters
*