i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

G. Mahler - Sinfonia #5

7.Jul.2007

SINFONIA Nº 5
Gustav Mahler
.
7 de Julho é a data de aniversário de um nome grande na História da Música. Um artista ímpar, um homem único, uma alma de dimensão enorme.

Gustav Mahler nasceu numa pequena aldeia da Boémia, hoje na Áustria, e viveu 51 anos, de 1860 a 1911.
Quando morreu o irmão mais velho, Gustav tomou conta da família que o pai, alcoólico, não conseguia governar. Tornou-se então músico profissional. Tinha 6 anos de idade.
Na viragem para o séc. XX, o mundo vive uma revolucionária transformação: Freud descobre a psicanálise e faz da psicologia uma ciência; os irmãos Lumière inventam o cinema; George Eastman faz da fotografia uma arte popular; Daimler e Benz inventam o automóvel…
A música gerou representantes das profundas transformações da consciência humana. Mahler foi o grande porta-voz dessa nova atitude.
Magro, baixo e atlético, Mahler foi durante sua vida um homem reservado e misterioso e de poucas palavras – mas de muita acção.
Os seus contemporâneos quase não o conheciam como compositor, pois foi como maestro que adquiriu fama e fortuna.
Dono de uma enorme intuição estética e um profundo senso de conjunto, Mahler submetia os músicos da orquestra a longos e exaustivos ensaios, repetindo quantas vezes fossem necessárias as passagens que não satisfaziam os seus altos padrões musicais.
A música de Mahler reflecte com particular mestria todas as facetas de sua personalidade: A busca incessante pelo ideal da beleza, pela harmonia, pela renovação da vida e pela salvação do mundo.
As Nove Sinfonias que compôs são disso um cristalino espelho.
Se logo na 1ª Sinfonia – denominada Titã – o universo sonoro de Mahler parece estar todo exposto, cada uma das sinfonias seguintes é um hino à perfeição musical. Mas a mais pessoal, a mais característica e representativa da identidade do compositor é a Sinfonia nº 5. Esta que hoje ouvimos.

* Chicago Symphony Orchestra / Maestro Claudio Abbado
.

.
.
PRÓXIMO PROGRAMA
O. Respighi - Os Pinheiros de Roma
.
.
________________________
________________________

free counters
*