i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

8 - Richard Tucker

Janeiro/8
aniversário da morte de
Richard Tucker

(1913-1975)
2 arias da ópera I Pagliacci
(R. Leoncavallo)
.
Um tenor sem rival, pelo menos no que diz respeito ao repertório italiano.
.
Richard Tucker nasceu no dia 28 de Agosto de 1913, em Brooklyn, Nova Iorque. A sua aptidão para a música foi, muito cedo, descoberta e desenvolvida sob a tutela de Samuel Weisser, na Sinagoga Tifereth Israel, na baixa de Manhattan. Enquanto adolescente, os interesses de Tucker dividiam-se entre o atletismo, no qual se distinguiu durante o liceu, e cantar em casamentos e baptizados, como estudante de canto. A pouco e pouco foi progredindo, até que, em Junho de 1943, conseguiu emprego como cantor no grande e prestigiado Centro Judeu de Brooklyn.
No dia 15 de Dezembro de 1945, estreou-se no Metropolitan Opera de Nova Iorque, no papel de Enzo, da ópera La Gioconda, de Pochielli. Essa estreia, que foi uma das que obteve mais sucesso nos anais do Met, foi o início de uma carreira de 30 anos como o tenor mais importante da América, depois da 2ª guerra mundial.
No dia 8 de Janeiro de 1975, Richard Tucker morreu de ataque cardíaco, enquanto descansava, antes de uma actuação em Kalamazoo, no Michigan.
Foi a única pessoa cujo funeral se realizou no palco do Metropolitan Opera. Como tributo à sua obra no Met, a cidade de Nova Iorque atribuiu o nome de Praça Richard Tucker a um parque adjacente ao Lincoln Center.

*