i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

28 - Ferdinand Herold

Janeiro/28
aniversário do nascimento de
Ferdinand Hérold
(1791-1833)
.
MÚSICA (5min49)
.
Zampa – excerto (final) da Abertura
.
.
.
Louis Joseph Ferdinand Hérold nasceu em Paris e viveu entre 1791 e 1833.
Filho de um professor de piano e compositor, entrou no Conservatório de Paris aos 15 anos. Apenas 6 anos depois, em 1812, a técnica e o virtuosismo de pianista valeram-lhe ganhar o Prémio de Roma, o mais importante galardão que na época era conferido à execução do instrumento. Depois passou ano e meio em Nápoles, a convalescer de uma doença – e enquanto lá esteve foi professor das filhas do rei e começou a compor ópera.
Ao regressar a Paris, Herold dedicou-se mais intensamente a compor. Tendo sido assistente no Teatro Italiano de Paris e director de canto na Opera, escreveu obras de diversos géneros, incluindo ópera cómica e lírica, peças vocais e canções, música orquestral, música de câmara e concertos para piano. Teve no início dificuldade em conseguir libretos adequados, mas a ópera acabaria por ser o seu género forte como compositor. Tendo grande sucesso com os bailados “A Sonâmbula” e “La Fille mal Gardée”, ficou lembrado, sobretudo, pela sua música de ópera.
Das diversas óperas que escreveu, a mais conhecida – e talvez a mais bem conseguida – é “Zampa, ou a Noiva de Mármore”, que originalmente foi denominada “O Corsário”.

free counters
*