i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

29 - Daniel Auber

Janeiro/29
aniversário do nascimento de
Daniel Auber
(1782-1871)

Gustave III - "Vieille sibylle, qu'on dit habile"
.
Chamaram-lhe o “Rossini francês”.
.
Daniel François Esprit Auber nasceu em Caen, na Normandia, França, no dia 29 de Janeiro de 1782. Quando ainda era muito jovem, a sua família enviou-o para Londres, para estudar e seguir a carreira comercial. Não só fez isso, como também se ligou aos círculos musicais londrinos, compondo as suas primeiras canções.
O rompimento das relações comerciais entre França e Inglaterra, durante as guerras napoleónicas, fez com que Auber voltasse para França em 1803, onde renunciou à carreira dos negócios, para se dedicar inteiramente à música. Na época estava muito na moda a "opéra-comique", mas as suas primeiras tentativas nesse género não lograram muito êxito, mas os seus amigos aconselharam-no a não desistir. Entre eles estava Cherubini, que atingira o auge do seu prestígio e tinha o compositor como aluno.
Daniel Auber foi, principalmente, compositor de óperas. Entre elas, “La Muette de Portici”, escrita em 1828, é uma daquelas peças que acabaram por ter repercussões políticas. Por ser uma ópera cuja acção trata de uma revolta contra a dominação espanhola, em Nápoles, no século XVII, acabou por influenciar a revolução de 1830, na França, e a revolta contra a dominação holandesa, na Bélgica. Em 1842, Auber foi nomeado director do Conservatório de Paris. Embora hoje seja um compositor quase relegado ao esquecimento, foi muito admirado e estimado na sua época. Rossini e Wagner apreciavam muito a sua música.
Daniel Auber morreu no dia 13 de Maio de 1871.
.
---------------------------------------------------------------------------

free counters
*