i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

28 - Arthur Rubinstein

Janeiro/28

aniversário do nascimento de
Arthur Rubinstein
(1887-1982)

Grieg-Concerto em lá menor, op. 16, para piano e orquestra
.
Um dos pianistas mais virtuosos do século XX.
.
Arthur Rubinstein nasceu em Łódź, na Polónia, a 28 de Janeiro de 1887. Começou a tocar piano muito cedo, com apenas três anos. Aos 6, tocou em público pela primeira vez. Entrou para o Conservatório de Varsóvia aos oito anos, onde foi aluno de Paderewski. Prosseguiu os seus estudos em Berlim, onde se apresentou, em recital, em 1900. Em 1906 estreou-se em Nova Iorque, como solista da Orquestra de Filadélfia. Regressou, depois, à Europa, onde, em Paris, trabalhou como professor de piano.
Em 1916 Rubinstein visita a Espanha, onde interpreta composições de Granados e Manuel de Falla, que lhe dedica a “A Fantasia Bética”.
Em 1919 foi ao Brasil e conheceu Villa-Lobos. É o responsável pela divulgação das suas mais famosas composições. Em sua homenagem, Villa-Lobos escreveu o seu Rudepoema, em 1926. Stravinsky também lhe dedicou os 3 Movimentos de Petruschka - considerada a sua mais difícil obra para piano.
Depois de algum tempo dedicado a intensivos estudos, Rubinstein viaja até aos Estados Unidos, em 1937. A partir daí, tem a sua reputação de grande intérprete assegurada. Em 1946 obtém a cidadania americana. Rubinstein revelava extrema modéstia quando falava de si próprio. Mostrava interesse não apenas pela música, mas também pelos pequenos e refinados momentos de prazer que a vida oferece. A sua última actuação em público deu-se em 1976, quando já estava com 89 anos.
Arthur Rubinstein morreu em Genebra, no dia 20 de Dezembro de 1982.

free counters
*