i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

11 - Domenico Cimarosa

Janeiro/11
aniversário da morte de
Domenico Cimarosa

(1749-1801)
-----
Gli Orazi e i Curiazi ------------------------------------- Abertura “Cleópatra”
(mezzo soprano Giulietta Simionato)
.
.
Domenico Cimarosa nasceu em Aversa a 17.Dez.1749 e faleceu em Veneza a 11.Jan.1801.
Filho de família humilde, ficou órfão aos sete anos de idade. Foi educado numa escola para pobres mantida por frades franciscanos de Nápoles, onde um frade lhe deu as primeiras lições de música, até que o matriculou no conservatório de Santa Maria de Loreto em 1761. Adquiriu então mais desenvolvidos conhecimentos de canto, violino e composição. Um de seus professores no conservatório foi Nicola Piccini, um compositor famoso na época.
Em 1772 estreia com sucesso a sua primeira ópera. Embora tenha composto 65 óperas ao todo, que tiveram notável sucesso no seu tempo, tornando-o um compositor aclamado por toda a Europa, aquela que a posteridade mais consagrou é a opera buffa “Il Matrimonio Segreto”. Desta ópera, disse Verdi: ”Esta é a verdadeira comédia musical, ela tem tudo aquilo que uma ópera cómica deve ter”.
Em 1787, Cimarosa foi convidado pela imperatriz Catarina II da Rússia para ser compositor da corte em São Petersburgo. Permaneceu a serviço da czarina até 1791, ano em que voltou a Nápoles e participou de uma revolução contra os Bourbons que governavam a cidade. Preso e condenado à morte, obteve o perdão do rei Fernando IV, segundo alguns por pressão diplomática do embaixador da Rússia. Pouco após ser libertado, foi para Veneza, onde morreu pouco após completar 51 anos de idade.
Além de ópera, Cimarosa escreveu música de câmara, peças para piano, e música sacra, inclusive um Requiem.

free counters
*