i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

18 - Emmanuel Chabrier

Janeiro/18
aniversário do nascimento de
Emmanuel Alexis Chabrier
(1841-1894)

.
.
Chabrier, que viveu entre 1841 e 1894, estudou piano desde os 6 anos de idade e ainda jovem revelou-se talentoso a compor – mas o pai fê-lo estudar Direito e a sua vida profissional começou com um cargo no Ministério do Interior.
Mas em 1879 visitou a Alemanha e ao assistir à ópera Tristão e Isolda, de Richard Wagner, em Munique, decidiu pedir a demissão do ministério em que trabalhava e dedicar-se inteiramente à música.
Era um típico homem de cultura do romantismo. Partilhava com os parnasianos um espírito de humor na sua visão crítica da sociedade; privou com os grandes mestres da pintura impressionista Renoir, Monet e Manet; e na música recebeu a influência de diversos compositores franceses, principalmente de Claude Debussy, Maurice Ravel e Francis Poulenc.
O estilo de Chabrier é muito variado: harmonias de ópera wagneriana, espírito melódico de opereta, melodias tradicionais, criações divertidas – há de tudo um pouco nas suas óperas, peças orquestrais, obras para piano, canções e outras obras vocais.

free counters
*