i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

24 - Otto Klemperer

Janeiro/24
aniversário do “debut” do maestro
Otto Klemperer
(1885-1973)
Beethoven - Sinfonia #3, "Eroica" (1º and.)
,
A 24 de Janeiro de 1926, fez o seu “debut” nos Estados Unidos, dirigindo a New York Symphonic Society Orchestra, um dos maiores maestros do séc.XX: Otto Klemperer.
.
Otto Klemperer nasceu a 14.Mai.1885 em Breslau (hoje Wroclaw – Polónia). É unanimemente considerado um dos maiores maestros de sempre.
Antes de o Partido Nazi chegar ao poder na Alemanha, Klemperer dirigiu, em Berlim, obras de teatro lírico contemporâneo (de Igor Stravinsky, Arnold Schönberg e Paul Hindemith) com as quais alcançou grande prestígio.
Por força da perseguição nazi aos judeus, Klemperer (que era judeu) emigrou para os Estados Unidos, onde recebeu ofertas para dirigir grandes orquestras, como a Filarmónica de Los Angeles (1933-1939). Quando a guerra terminou, regressou à Europa e, no período 1947-1950, dirigiu a Ópera de Budapeste. Em 1959, assumiu a direção da Orquestra Filarmónica de Londres.
Considerado um genial intérprete das com tempos lentos, Klemperer fez notáveis gravações com a Concertgebouw e com a Orquestra Nova Filarmonia. Com esta orquestra, ficou célebre a sua interpretação da “Heróica” (Sinfonia nº 3) de Beethoven, em Londres (1970), que levou Herbert von Karajan a viajar expressamente para assistir.
Em 1970, naturalizou-se israelita, nacionalidade que conservou até que morreu, em Zurique, a 6.Jul.1973.

free counters
*