i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

2 - Jascha Heifetz

Fevereiro/2
aniversário do nascimento de
Jascha Heifetz
(1901-1987)
* Capricho # 24 - Paganini
.
.
Um dos mais virtuosos violinistas de sempre, por muitos considerado o maior do século XX
.
.
Jascha Heifetz, que nasceu a 2 de Fevereiro de 1901, na cidade de Vilnius, então na Rússia e actualmente capital da Lituania, morreu com 86 anos. Desses 86 anos, 83 passou-os a tocar violino e durante mais de 60 percorreu os grandes palcos do mundo. Fez mais de 2 milhões de quilómetros em concertos, para além de inúmeras aparições em estações de rádio e participações em produções cinematográficas.
Heifetz celebrizou-se pela extraordinária interpretação das mais famosas obras e Paganini, Bach e Saint-Saens. Logo em criança tinha evidenciado o talento genial que viria a deslumbrar a América e a conquistar o mundo. Com apenas 9 anos, entrou na famosa classe de Leopold Auer em S. Petersburgo e aos 16 fez a sua estreia no Carnegie Hall, em Nova Iorque.

Quando lhe observaram ter sido uma criança prodígio, Heifetz respondeu: “Isso de criança prodígio não é mais do que uma doença, geralmente fatal. Eu tive a sorte de estar entre os poucos que sobreviveram a isso. Mas havia a vantagem de ter um grande professor e uma família que levava a música em alta consideração, tinha bom gosto e odiava a mediocridade”.
A estreia de Heifetz no Carnegie Hall, foi contada assim pelo crítico Samuel Chotzinoff: O violinista de dezasseis anos parecia a pessoa menos preocupada de todo o auditório enquanto caminhava até ao palco e pouco se movia durante toda a exibição, de tamanho virtuosismo e musicalidade como nunca havia sido visto nesse histórico auditório.
.
Partita # 3 (Prelúdio) - J. S. Bach
---------------------------------------------------------------------------

free counters
*