i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

23 - Georg Friedrich Händel

Fevereiro/23
aniversário do nascimento de
Georg Friedrich Haendel
(1685-1759).
.
.
.
Haendel nasceu a 23 de Fevereiro de 1685.
.
Georg Friedrich Haendel, que viveu entre 1685 e 1759, foi, juntamente com os seus compatriotas Bach e Telemann, um dos mais destacados nomes do período barroco. Saíu cedo da Alemanha, tinha apenas 21 anos, para trocar os estudos de Direito pela música. Em Itália, impôs a sua música para ópera, escreveu música de todos os estilos e foi famoso. Depois mudou-se para Londres – e a capital inglesa foi a sua pátria até que morreu.
Criador de uma obra vasta e grandiosa, Haendel foi durante séculos tido como um compositor formal. Winton Dean, estudioso da obra do compositor, diz dele que, depois da morte, “este príncipe dos artistas públicos, um panteísta e hedonista que gostou de gozar os prazeres sensuais, foi transformado, por singular ironia, num monumento de mármore da respeitabilidade”. Mas o redescobrimento de Haendel, ainda em curso, devolve-nos o vigoroso compositor.
.
Häendel nasceu em Halle, na Alemanha, em 1685 e foi consagrado como um dos maiores compositores do seu tempo.
Após ter desistido de estudar Direito, dedicou-se à música, e em 1703 foi para Hamburgo, onde integrou o elenco da orquestra do teatro de ópera da cidade, onde estriou a sua primeira ópera, Almira, em 1705.
Depois de Hamburgo, deslocou-se até Itália, onde conheceu os grandes músicos do seu tempo, Corelli, Scarlatti e Pergolesi. Nesta altura já era considerado um génio.
De Itália data o primeiro conjunto de "concerti grossi" do compositor.
Em 1710 entra ao serviço da corte de Hanover, mas no mesmo ano foi convidado a ir para Londres, para escrever uma ópera (Rinaldo).
Como tinha compromissos com Hanover, Haendel pediu ao príncipe para fazer uma curta viagem a Londres. A autorização tardou, mas quando a obteve, foi para Londres para nunca mais voltar. Como é óbvio o príncipe não ficou nada satisfeito, e Häendel teria, mais tarde, problemas quando, por ironia do destino, o príncipe, que tão astutamente tinha enganado, ascendeu ao trono de Inglaterra.
Em Londres, Häendel daria início a um período de 35 anos de grande sucesso na sua carreira. Sete anos antes de morrer, ficou cego e passou os últimos anos a executar e a rever as suas óperas.
Haendel morreu em Londres, no dia 14 de Abril de 1759, consagrado como um ídolo do panorama musical inglês.
.

-----------------------------------------------------------------------

free counters
*