i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

19 - Luigi Boccherini

Fevereiro/19

aniversário do nascimento de
Luigi Boccherini
(1743-1805)

.
.
.
Boccherini nasceu a 19 de Fevereiro de 1743.

Luigi Rodolfo Boccherini nasceu em Lucca e viveu entre 1743 e 1805. Foi um virtuoso do violoncelo desde muito jovem e aos 13 anos mudou-se para Roma, onde se familiarizou com a música polifónica de Palestrina e Corelli.

Ainda jovem, foi convidado tocar na orquestra do Teatro Imperial de Viena e durante mais de uma década desenvolveu intensa actividade em vários países europeus, ao mesmo tempo que apreendia novos estilos e técnicas musicais. Nessa época compôs algumas das obras que mais o popularizaram – casos dos seis trios para dois violinos e violoncelo que estreou em Viena em 1760 e das seis sonatas para cravo e violino que apresentou em Paris em 1766.
Radicado em Madrid desde 1769, Boccherini ocupou o cargo de músico da corte e conseguiu intensa produção musical. Desse período resultaram os seis quartetos de cordas, o Stabat Mater para vozes e orquestra, a zarzuela La clementina e números trios, quartetos e quintetos. E foi em Madrid que, depois de perder as simpatias da corte, morreu na miséria.

free counters
*