i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

10 - Leontyne Price

Fevereiro/10
aniversário do nascimento de
Leontyne Price


dueto do 2º acto da ópera "Um baile de Máscaras" (Verdi)
soprano Leontyne Price / tenor Luciano Pavarotti / maestro James Levine

.
.
“a mais bela voz de soprano…”
.
Temos que reconhecer que um nome como Maria Violeta nunca iria deixar alguém propriamente extasiado. Pois no dia 10 de Fevereiro de 1927 nasceu uma menina que, se fosse portuguesa, teria sido chamada Maria Violeta; como nasceu no outro lado do Atlântico, na América, chamaram-lhe Mary Violet. Claro que hoje ninguém a conhece por este nome, já que foi entretanto alterado para Leontyne Price, a nossa aniversariante de hoje.
Com uma carreira iniciada na 2ª metade do século XX, Price tornou-se num dos mais admirados sopranos, com um desempenho particularmente brilhante no papel de Aida da ópera homónima de Giuseppe Verdi, que cantou durante 30 anos e com o qual fez a despedida operática, em 1985, no Metropolitan Opera House, em Nova Iorque.
E não se pense que lhe foi fácil chegar ao estrelato! A cor da pele pode não influenciar as cordas vocais mas entope os neurónios de muito boa gente. Quando ela nos é apresentada como "o primeiro soprano afro-americano digno de registo", isso não só revela as qualidades de Leontyne Price, como nos diz bastante do que se passou até então.
Desejamos um bom dia de aniversário para aquela que foi, para Plácido Domingo, “a mais bela voz de soprano que já ouvi a interpretar Verdi".

*