i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

28 - Guiomar Novaes

Fevereiro/28

aniversário do nascimento de
Guiomar Novaes
(1894-1979)
.
.
.
Comemora-se hoje o aniversário de nascimento da maior pianista brasileira, uma das maiores celebridades nos meios musicais da Europa e dos Estados Unidos no início do século XX: Guiomar Novaes nasceu no dia 28 de Fevereiro de 1894 em São João da Boa Vista, no estado de São Paulo.

Guiomar cresceu no seio de uma família de 19 crianças e num ambiente religioso. Menina, impulsionada pelo som do piano tocado pelas irmãs mais velhas, esperava que elas deixassem o teclado para se sentar e tocar "até os dedos doerem". Aos 8 anos tocava com precisão técnica e notável sensibilidade interpretativa.
Em 1909, aos 15 anos, partiu para a Europa para tentar uma vaga no Conservatório de Música de Paris. Avaliada por um júri formado por músicos como Debussy, Moszckowski e Fauré, foi escolhida como a candidata com os melhores dotes artísticos. Entre as peças que tocou na prova estava a balada nº3 de Chopin. No final da prova, Debussy pediu à menina que tocasse novamente a balada.
Com a orquestra de Gabriel Pierné, Guiomar Novaes percorreu toda a Europa. A Primeira Guerra Mundial obrigou-a a voltar a São Paulo – mas no ano seguinte estabeleceu-se nos Estados Unidos onde construiu uma importante carreira. Em 1967 foi convidada pela rainha Isabel II de Inglaterra para dar um recital em Londres
Além de ter sido grande divulgadora da obra do seu compatriota Heitor Villa-Lobos, foi especialmente brilhante a interpretar Schumann e Chopin.

free counters
*