i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

15 - Cole Porter



Outubro/15

aniversário da morte de
Cole Porter
(1891-1964)

Cole Albert Porter nasceu a 9 de Junho em Peru, no estado de Indiana.
A mãe iniciou-o no estudo musical desde tenra idade: aprendeu violino aos seis anos, piano aos oito e escreveu a primeira opereta (com o auxílio da mãe) aos 10. A mãe chegou a alterar a sua data de nascimento de 1891 para 1893, para fazê-lo parecer mais precoce.
O avô queria que o garoto se tornasse advogado e, pensando nessa carreira, enviou-o para a Academia de Worcester em 1905 e depois para a Universidade de Yale em 1909.
Em 1937, num acidente de cavalo, partiu as duas pernas e ficou com dores crónicas, severamente incapacitado. Após uma série de úlceras e 34 operações, a perna direita teve de ser amputada e substituída por uma prótese mecânica, em 1958.
Cole Porter morreu de insuficiência renal, no dia 15 de Outubro de 1964, aos 73 anos, em Santa Monica, Califórnia. O seu trabalho inclui, entre muitas outras obras, as comédias musicais “Kiss Me, Kate” e “Anything Goes”, as canções “I Get a Kick Out of You”, “I've Got You Under My Skin” e um dos seus maiores sucessos “Night and Day".

.
Night and Day / Ella Fitzgerald --------------- Night and Day / Aster & Rogers -------- I’ve got you under my skin / Sinatra
.
------------

free counters
*