i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

30 - René Jacobs

Outubro/30

aniversário de nascimento de
René Jacobs
.
MÚSICA (3min15)
.
.final do 3º acto, “Ecco la Marcia”, da ópera “As Bodas de Fígaro”
Concert Koln – maestro René Jacobs
.
.
René Jacobs nasceu a 30.Out. 1946 na belíssima cidade belga de Ghent. E foi na catedral dessa cidade que, criança ainda, descobriu o seu gosto pela música. Não fez mais do que participar do coro da Catedral (onde cantava) até à Universidade. Só depois estudou canto, em Bruxelas e em Haia. Pouco tempo depois era já reconhecido como um dos mais eminentes cantores no seu registo.
Com uma voz do raro – e belo – registo de contratenor, Jacobs apaixonou-se pela música barroca. Depois de dar recitais em toda a Europa, nos E.U.A. e no Extremo Oriente, passou a dirigir grupos vocais. Daí a fazer-se maestro sinfónico foi um pequeno passo. Mas um grande salto: na década e 1990 era já considerado um dos mais importantes maestros da ópera barroca.
Gravou mais de 250 discos. Scarlatti, Gluck, Monteverdi e Mozart foram os compositores que mais vezes interpretou e que lhe valeram prémios de prestígio. Fez gravações consideradas históricas, como “As Bodas de Fígaro” e “Cosi Fan Tutte”, de Mozart.
Dos numerosos prémios que recebeu, destacam-se o “Grand Prix” para a Melhor Actuação Lírica do ano de 1998 e o de Personalidade Musical do Ano em 1999.

free counters
*