i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

28 - J. B. Boismortier

Outubro/28

aniversário da morte de
Josef Bodin de Boismortier
(1689-1755)


.
* Giga da Sonata No. 5, em sol menor, op. 26, para 2 fagotes e baixo contínuo
* Concerto em ré maior para fagote, cordas, orquestra e baixo continuo

.
Joseph Bodin de Boismortier nasceu a 23 de Dezembro de 1689, em Thionville, França. Mudou-se para Paris em 1724, onde iniciou uma fecunda carreira como compositor.
Publicou 102 obras que abrangeram as mais diversas formas musicais, tanto no campo vocal como instrumental.
A popularidade das obras de Boismortier permitiu-lhe sempre uma certa independência económica, sem ter necessidade de recorrer a patronos, recurso muito utilizado na sua época. Poucas contêm dedicatórias, e, quando estas existem, enfatizam sempre uma estreita relação entre o compositor e a pessoa a quem é dedicada a obra, nunca revelando uma atitude servil ou bajuladora.
Embora tenha composto com o principal objectivo de atingir popularidade rapidamente, o que fez com que Boismortier tenha enriquecido em pouco tempo, as suas obras não são de menosprezar. Um teórico musical da época, escreveu, em tom de crítica: "Contente anda o Boismortier, cuja caneta fértil consegue dar à luz, sem dor, uma peça de música por mês". A tal crítica, consta que Boismortier simplesmente respondeu: "Estou a ganhar dinheiro...".
.
Recentemente, a obra de Boismortier tem vindo a ser redescoberta e as suas composições de câmara são de tal nível e em tal quantidade que lhe têm valido a alcunha de "Telemann francês". Tal como o seu colega alemão, Boismortier conhecia, a fundo, os instrumentos para os quais compunha e o seu texto musical é sempre fluente e equilibrado. Invejado por uns, odiado por outros e amado por outros tantos, Boismortier morreu em Paris, a 28 de Outubro de 1755.

free counters
*