i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

31 - Howard Ferguson



Outubro/31
aniversário da morte de
Howard Ferguson
(1908-1999)
.
1º andamento da Sonata nº 1, op. 2, para violino e piano
Piano - Lillian Steuber / violino - Jascha Heifetz
.
.
Howard Ferguson nasceu em Belfast, Irlanda, a 21 de Outubro de 1908.
O talento musical manifestou-se cedo. O pianista Harold Samuel ouviu-o, quando tinha 13 anos, e encorajou os pais a deixá-lo viajar até Londres, para ser seu aluno. Estudou na Escola de Westminster e ingressou no Royal College of Music, em 1924, para estudar composição com Ralph Vaughan Williams. Também estudou composição com Malcolm Sargent.
O primeiro sucesso de Ferguson como compositor, foi a 1ª sonata para violino. Mas, chegou à conclusão que nunca conseguiria ganhar a vida só como compositor. Dedicou-se, então, à música de câmara, formando um trio de piano, violino e violoncelo, em que ele era o pianista. Este trio seria, mais tarde, ampliado para formar o Ensemble Players. Em 1933 compôs, para este Ensemble, a obra que o tornou famoso: o octeto para 2 violinos, viola, violoncelo, baixo, clarinete, fagote e trompa.
Durante a 2ª guerra mundial, Ferguson ajudou Myra Hess a organizar os populares concertos diários na National Gallery, em Londres, para levantar o moral dos ingleses. Entre 1948 e 1963 foi professor de composição na Royal Academy of Music.
Depois de compor "The Dream of the Rood", em 1958-59, Ferguson abandonou a composição, para se dedicar à musicologia. Afirmou que nas poucas obras que escreveu tinha dito tudo o que queria dizer. A sua obra publicada inclui unicamente 20 composições.
Morreu a 31 de Outubro de 1999, com 91 anos, em Cambridge, Inglaterra.

*