i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

17 - Chopin

Outubro/17
Aniversário da morte de
Fryderyc Chopin

(1810-1849)
.
MÚSICA (4min29)
Nocturno op.9 nº2Maria João Pires
.
.
17 de Outubro é a data da morte de Chopin. A esse propósito lembramos a música do incomparável mestre do piano.

Frédéric Chopin viveu entre 1810 e 1849. Nasceu na Polónia, perto da capital Varsóvia, mas quando tinha 21 anos mudou-se para Paris e lá viveu uma importante parte da sua curta vida.
Foi na sua época muito reconhecido como pianista, mas o séc. XIX não deu a devida atenção às suas composições. Antes dele, houvera as sonatas e os concertos de Beethoven, e depois sucederam-lhe as imponentes obras para piano de Brahms e outros pós-românticos.
Generalizou-se a opinião de que Chopin tinha sido um compositor de peças para piano bonitas mas triviais… utilizadas como música de salão.
Mas o séc. XX fez a justiça de reconhecer Chopin como expansora do universo harmónico e formal. A força, o brilho e a poesia da sua música tornaram-se uma verdadeira adoração para os mais notáveis pianistas.
Um dos mais exaustivos e consagrados cultores da grande música de Chopin foi o pianista Arthur Rubinstein. É deste pianista, também polaco de nascimento, a interpretação do Concerto para Piano e Orquestra nº 1, em Mi menor, op. 11 reproduzida na edição radiofónica do PmqP de hoje.

Chopin estava a caminho de Paris quando recebeu a notícia de que tinha fracassado o levantamento de 1830, pela restauração da independência da Polónia. Regressar ao seu adorado país tornou-se uma ideia distante, se não impossível.
Em Paris, bem longe dos paradisíacos jardins de sua casa de Zelazowa Wola, teve a sua vida social, os seus turbulentos amores e a inspiração para a maioria das suas obras para piano. Até que a tuberculose lhe trouxe a morte, com apenas 39 anos, compôs peças para piano solo com extraordinária riqueza – baladas, scherzos, mazurcas, estudos, valsas, prelúdios, polonaises e nocturnos.
.
Polonaise “Heróica” / Rubinstein -------- Sonata nº 2, Op. 35, nº 3 / Horowitz -------- Estudo 0p.10 nº2 / Pollini
.
------------
.
.
Fryderyk Franciszek Chopin nasceu a 1 de Março de 1810 na aldeia de Żelazowa Wola, Ducado de Varsóvia, filho de mãe polaca e de pai francês-expatriado. O jovem Chopin recebeu as suas primeiras aulas de piano da sua irmã mais velha, Ludwika, e foi, posteriormente, ensinado pela mãe. O seu talento musical manifestou-se imediatamente, ganhando, em Varsóvia, a reputação de "segundo Mozart". Aos sete anos já era autor de duas polacas. Apareceu pela primeira vez em público, como pianista, aos oito anos de idade.

Aclamado na sua terra natal como uma criança prodígio, aos vinte anos Chopin deixou a Polónia para sempre. Em Paris, fez carreira como intérprete, professor e compositor, e adoptou a versão francesa dada ao seu nome, Frédéric-François Chopin. De 1837 a 1847 teve uma relação turbulenta com a escritora francesa George Sand. Sempre com a saúde frágil, morreu em Paris aos 39 anos, vítima de tuberculose. No seu funeral, a que assistiram cerca de 3 mil pessoas, junto ao túmulo, foi tocada uma versão instrumental da célebre “Marcha Fúnebre”.

free counters
*