i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

29 - Franco Corelli

Outubro/29
aniversário da morte de
Franco Corelli
(1921-2003)

MÚSICA (5min50)
Otello – VerdiTosca – Puccini
.
.
Franco Corelli morreu faz hoje 5 anos.
Franco Corelli nasceu em 1921, na cidade de Ancona – a mesma cidade em que ele próprio veio a promover, nos últimos anos, um importante concurso internacional de canto, destinado a descobrir e estimular jovens cantores talentosos. Um pouco à imagem do exemplo da sua própria carreira, que apenas quis iniciar depois dos 30 anos, por exigência de um trabalho de aperfeiçoamento da voz que nunca achava completo…
Por esse trabalho muito sério e pelos excepcionais dotes vocais que tinha, Franco Corelli foi reconhecido e aclamado como um dos maiores tenores do séc. XX. Um tenor que tinha tudo para ser o preferido de muitos dos críticos e melómanos do século: voz potentíssima, de agudos claros e fortes, excelentes atractivos físicos, presença de palco carismática.
A aria “Esultate” pertence à ópera “Otello”, de Verdi, considerada por muitos tenores como a mais difícil de cantar. Franco Corelli foi chamado a cantá-la inúmeras vezes, sempre com completo sucesso junto do público.
Mas o compositor preferido de Corelli era Puccini. Com dotes únicos de “casar” a voz com a orquestra, ele deslumbrava todos com a “cor” que dava aos personagens, com a perfeição de harmonia entre a personalidade da voz e o acompanhamento da música.
.
* aria “E Lucevam le Stelle”, da ópera “Tosca”, de Puccini
* aria “Esultate”, da ópera “Otello”, de Verdi

free counters
*