i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

22 - Liszt

Outubro/22

aniversário de nascimento de
Franz Liszt
(1811-1886)

.
MÚSICA (4min55)
.

.
* Estudo Transcendental # 6 - Tema e Variações
. Pianista Marc-André Hamelin
.
.
Faz hoje anos Franz Liszt, o supra-sumo do piano. Nasceu húngaro, na Boémia, a 22.Out.1811.

Começou jovem a deslumbrar todos, incluindo Beethoven e Schubert. Destroçou corações de senhoras nobres, que por ele abandonaram os maridos. Viu casar uma sua filha com o prodigioso e controverso Richard Wagner. Ensinou ilustres alunos e ajudou generosamente músicos famosos. Donizetti, Berlioz, Schumann, Wagner e Verdi são apenas os mais conhecidos nomes de grandes músicos que Liszt ensinou, ou apoiou, ou influenciou. Aluno muito encorajado e elogiado por ele foi também Viana da Motta, nome dos maiores da História da Música em Portugal.

Mas a História recorda Liszt, acima de tudo, como virtuoso pianista e genial compositor. Ele fez no piano o que Paganini tinha feito com o violino: levou a execução do instrumento ao extremo do virtuosismo e compôs peças e obras pianísticas que continuam a ser as de mais difícil execução.
Todos os grandes pianistas percebem que atingiram a maturidade quando se “atrevem” a música de Liszt… peças como os apurados Estudos Transcendentais para piano…
.
........................................
.
Franz Liszt, compositor e pianista húngaro do Romantismo, nasceu em Raiding, Boémia a 22 de Outubro de 1811. Liszt foi famoso pela genialidade da sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento. O seu talento precoce ao piano surpreendeu a nobreza local. Ao tentar entrar para o conservatório de Paris, foi impedido pelo director "por ser estrangeiro". O director era o italiano Luigi Cherubinni. Sem se abater, estuda com professores particulares. Foi para Viena, a fim de aperfeiçoar os seus conhecimentos. Estudou com Antonio Salieri e Carl Czerny, este último, por sua vez, aluno de Beethoven.
.
Liszt decide ficar em Paris, onde se destaca o seu talento como virtuoso. A sua técnica ao piano é insuperável. Executa, à primeira vista, partituras dificílimas. As suas próprias músicas são também de extrema dificuldade. Em pouco tempo, torna-se presença constante nos meios artísticos e intelectuais da cidade-luz. Entre os seus amigos encontramos Chopin, Berlioz, Schumann, Victor Hugo, Lamartine, e outros grandes nomes do movimento Romântico, do qual Liszt é um dos expoentes máximos.
.
Liszt dava concertos para todas as audiências e não só para reis, rainhas e aristocracia. Deve-se a ele a prática de levar a música ao público em geral. Por esse motivo, alguns críticos condenaram-no desde o início. É interessante como alguns intelectuais não compreendiam a complexidade das suas obras, descartando-as, à partida, alegando que uma só pessoa não podia ser, ao mesmo tempo, um grande intérprete e um grande compositor. Liszt não conseguia ganhar com estas mentes mesquinhas. Em geral, os críticos adoravam a sua interpretação e técnica, mas desprezavam as suas composições.
Franz Liszt faleceu em Bayreuth, no dia 31 de Julho de 1886.

free counters
*