i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

20 - Kol Nidrei (Bruch)

Outubro/20
Estreia de "Kol Nidrei"Max Bruch
.
.Kol Nidrei (2ª parte) - Adagio sobre melodias judaicas, Op. 47
violoncelista Teodora Miteva
Orquestra de Mulheres da Filarmónica de Viena, sob a direcção da maestrina Izabella Shareyko

.A 20 de Outubro de 1883 estreou em Liverpool a obra Kol Nidrei, de Max Bruch,
Max Christian Friedrich Bruch nasceu em Colónia, na Alemanha, a 6 de Janeiro de 1838. Foi um compositor e maestro da época romântica.
Desde pequeno Bruch já mostrava que tinha talento para a música e, aos 11 anos, já tinha composto algumas obras que eram interpretados em público. Em 1852, quando tinha somente 16 anos de idade, compôs a sua primeira sinfonia e um quarteto para cordas, que lhe valeu um prémio da Fundação Mozart, em Frankfurt e uma bolsa de estudos. Depois de terminar os estudos, desempenhou vários cargos tais como professor de música, maestro e director de orquestra.
.Nos dez últimos anos da sua vida, que terminou, em Berlim, a 2 de Outubro de 1920, Bruch renunciou a todas as suas funções e dedicou-se inteiramente à composição. Entre as suas obras mais importantes estão os concertos e a "Fantasia Escocesa", para violino e orquestra, as Danças Suecas e as Variações sobre Kol Nidrei, para violoncelo e orquestra, baseadas em melodias judaicas.
.
Gravação histórica (por ser parte do único CD que conhecemos disponível) da extraordinária lenda portuguesa do violoncelo mundial Guilhermina Suggia:
.

.
Kol Nidrei (excerto da 1ª parte)

free counters
*