i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

9 - C. Saint-Saens

Outubro/9

aniversário do nascimento de
Camille Saint-Saens
(1835-1921)
.
MÚSICA (8min27)
.
.
Camille Saint-Saens, que nasceu em Paris a 9.Out.1835, viveu até 1921, ano em que morreu em Argel.
Não lhe foi fácil começar a vida e não lhe teria sido fácil singrar, não fosse o enorme talento musical que manifestou desde que nasceu. Perdeu o pai quando tinha apenas 4 meses de idade, mas bastaram-lhe as lições da mãe e de uma tia para que aos seis anos desse o primeiro concerto público e aos 13 começasse a ganhar para ajudar a família, como organista da Igreja da Madeleine
Saint-Saëns conhecia música profundamente, familiarizado com as obras dos grandes compositores europeus antigos e modernos. Possuia uma vasta e sólida cultura em filosofia, ciência e literatura. Em astronomia chegou a alcançar verdadeira autoridade. Escreveu um livro de filosofia, Problèmes et Mystères, versos, uma comédia, e escreveu ele mesmo os libretos de várias de suas óperas.
Para a ópera escreveu aquela que muitos consideram a sua obra-prima: Sansão e Dalila.
Mas noutros estilos foi igualmente brilhante, produzindo de resto uma obra musical imensa: sinfonias, concertos para piano e violino, peças para órgão, música vocal e instrumental, sacra e profana.
Famoso como ilustre professor, célebre pelo seu “Carnaval dos Animais”, imortalizado pelo Concerto para violino no. 3 em si menor (op. 61), pela Danse Macabre, e por esta brilhante peça para violino.

* Introdução e Rondo Capriccioso
..Violinista Jascha Heifetz
..Orquestra Sinfónica da RCA / Maestro William Steinberg

free counters
*