i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

31 - Nathan Milstein

Dezembro/31

aniversário do nascimento de
Nathan Milstein
(1903-1992)

MÚSICA (4min28)

.
Polonaise em Ré Maior
Wieniawski
.
.
A fechar este velho ano de 2007 falamos-lhe de um grande músico que faz hoje 101 anos e foi um dos gigantes do violino do séc. XX.: Milstein.

Nathan Mironovich Milstein nasceu na Rússia mas naturalizou-se americano em 1942. O seu nome tornou-se um dos maiores na execução de violino, principalmente pelas suas interpretações das partitas e sonatas sem acompanhamento de Bach. Mas ficou igualmente conhecido como intérprete de obras românticas – que, de resto tocou em público até quase aos 90 anos, quando teve de retirar-se por ter fracturado uma mão.

Nasceu em Odessa e, quem diria, teve de ser forçado a estudar violino pela mãe, que o confiou às lições de Piotr Stolyarsky (que também foi professor de David Oistrakh). Aos 11 anos, porém, foi convidado pelo célebre Prof. Leopold Auer para ser seu aluno no Conservatório de S. Petersburgo. Quando Auer foi viver para a Noruega, em 1917, Milstein regressou a Odessa, onde conheceu o grande pianista Vladimir Horowitz, de quem se fez amigo.
Com Horowitz formou a genial dupla a quem chamaram “os meninos da revolução”. E juntos haviam de dar o 1º concerto de ambos na Europa Ocidental.
.
Paganiniana ………………… Meditação de Thais (Massenet)
…..

*