i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

3 - António Soler

Dezembro/3

.
aniversário do nascimento de
Padre Antonio Soler
(1729-1783)

MÚSICA (6 min39)



Fandango em Ré menor
cravista Igor Kipnis

.
Não sendo certa a data do seu nascimento, sabe-se que a 3.Dez.1729 foi baptizado na Catalunha (Girona) Antonio Francisco Javier José Soler Ramos, que viria a ficar conhecido como Padre Antonio Soler.
Ordenou-se padre com a idade de 23 anos e a sua rotina no Escorial, próximo de Madrid, foi a mesma durante os 31 ano seguintes: os seus dias eram preenchidos com orações, contemplação e cultivo da terra, uma vida simples e sem quaisquer privilégios. Mesmo assim, neste ambiente austero produziu mais de 500 obras musicais.

As obras do Padre Soler enquadram-se entre o barroco tardio e o período clássico. Ficou mais conhecido pelas suas sonatas para teclas, importante contribuição para o repertório de cravo, piano e órgão. Mas também escreveu concertos, quintetos para órgão e cordas, motetos e missas.
A par dos seus excelentes concertos para dois órgãos, que têm sido muito gravados, é especialmente consagrado o Fandango em Ré menor que, apesar das dúvidas quanto à sua autoria, continua a ser-lhe atribuído..
.
Teodoro Morca (bailarino) com a cravista Virginia Moore
.

*