i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

29 - Mado Robin

Dezembro/29

aniversário do nascimento de
Mado Robin

(1918-1960)

.
Aria 'Son Vergin Vezzosa' da ópera 'I Puritani', de Bellini

.
.
Faz hoje 90 anos que nasceu uma soprano francesa, talvez não muito conhecida, mas nem por isso menos importante: Mado Robin.
.
Madeleine Marie Robin, conhecida como Mado Robin, nasceu em Yzeures-sur-Creuse, no dia 29 de Dezembro de 1918. Tinha uma escala vocal excepcionalmente grande, o que lhe proporcionou um amplo repertório. Foi estrela de televisão e de rádio, nos anos 50, e era muito conhecida na França.
Em 1954, foi a San Francisco para cantar Lucia e Gilda, e teve uma tournée na União Soviética com dezasseis concertos, em poucas semanas. Casou com Alan Smith, um inglês, que morreu logo a seguir à segunda guerra mundial, num acidente de automóvel.
Os seus colegas e parentes recordam-na como a mais doce e que menos se comportava como diva entre as cantoras. Em 1994, a Sociedade de Bel Canto lançou uma video-cassette das suas actuações, intitulada "Mado Robin ao vivo”, que incluía as suas apresentações como Lakmé, Mireille, Rigoletto, Hamlet, O Barbeiro de Sevilha e Lucia di Lammermoor. Faleceu em Paris, no dia 10 de Dezembro de 1960, de cancro no fígado, poucos dias antes da interpretação nº 1500 de Lakmé no Opéra-Comique, evento que tinha sido organizado para comemorar o seu aniversário.

*