i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

22 - Fernando Corena

Dezembro/22

aniversário do nascimento de
Fernando Corena

(1916)

.
Aria "La Vendetta" da ópera "As Bodas de Fígaro", de Mozart
baixo Fernando Corena (papel de D. Bartolo)
.
.
Fernando Corena nasceu em Génova, na Suiça, no dia 22 de Dezembro de 1916. Estudou teologia na Universidade de Fribourg, com o intuito de vir a ser padre. Depois de ganhar um concurso de voz, virou toda a sua atenção para a música. Começou por estudar em Génova, nos anos de 1937 e 38. Foi nessa altura que chamou a atenção do maestro italiano Vittorio Gui, que o encorajou a terminar os estudos de canto em Milão, com Enrico Romani.
No início da 1ª guerra mundial, Fernando Corena regressou à Suiça, onde participou regularmente em programas de rádio, e teve algumas actuações na Casa da Ópera de Zurique. A sua estreia profissional foi no papel de Varlaam, na ópera Boris Godunov, em Trieste. Depois, apareceu um pouco por toda a Itália, cantando o repertório normal de baixo, como Sparafucile, Escamillo, Scarpia, etc.
No dia 6 de Fevereiro de 1954, Fernando Corena estreou-se no Metropolitan Opera de Nova Iorque, no papel de Leporello, da ópera Don Giovanni, de Mozart. Durante 25 anos interpretou os papéis mais conhecidos da ópera bufa, entre os quais se destaca o papel de Bartolo, nas Bodas de Fígaro, de Mozart.

free counters
*