i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

1 - Jeremiah Clarke

Dezembro/1

aniversário da morte de
Jeremiah Clarke
(1673(?)-1707)

.
Trumpet Voluntary
trompetistas Maynard Ferguson e Maurice André


.

A peça disponível em audio – a mais célebre de Jeremiah Clarke – recebeu do compositor o título de “Marcha do Príncipe da Dinamarca”. Até 1940 foi atribuída a Henry Purcell, outro compositor inglês.
.
Não se sabe exactamente onde ou quando Jeremy Clark nasceu. Julga-se que nasceu em Londres, por volta de 1673. Foi organista e maestro do coro da catedral de São Paulo, em Londres. Enquanto criança, cantou na Capela Real.
Por volta dos trinta anos, apaixonou-se por uma bela senhora que, infelizmente, tinha um estatuto superior ao dele. Esta paixão violenta e sem esperança fez com que Clarke, com pouco mais de trinta anos, pegasse numa arma e cometesse suicídio. Antes, já tinha tentado enforcar-se e afogar-se. O suicídio aconteceu em Londres, no dia 1 de Dezembro de 1707.
.
Uma outra peça musical foi também escrita por Clarke e atribuída a Henry Purcell. O famoso “Trumpet Tune” em ré maior foi extraído de uma semi-opera “The Island Princess”, escrita por Jeremy Clarke e Daniel Purcell, irmão de Henry. Talvez daí o motivo desta confusão.
.

.
Trumpet Tune, em ré maior
trompetista John Wilbraham / organista Leslie Pearson

*