i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

17 - Arthur Fiedler

Dezembro/17

aniversário do nascimento de
Arthur Fiedler
(1894-1979)

.
* Rapsódia Húngara nº 2, em Dó sustenido menor"
Franz Liszt
Orquestra Pops de Boston
Arthur Fiedler
.
.
Dia para lembrarmos o mais “pop” dos maestros de orquestras sinfónicas. Arthur Fiedler nasceu a 17.Dez.1894.
,
Arthur Fiedler, que nasceu em Boston, Massachussets, viveu entre 1894 e 1979. Desses 84 anos que viveu, passou 50 à frente da Orquestra Pops de Boston, a que acrescentou 26 temporadas na durecção da Orquestra Pops de San Francisco.
Filho de mãe pianista e de um violinista austríaco que tocava na Orquestra Sinfónica de Boston, foi levado para Berlim para estudar violino e regressou a Boston para fazer parte da orquestra em que o pai tocara.
Em 1924 formou a Boston Sinfonieta e o talento para atrair os grandes públicos levou-o, em 1930 a director da que seria a orquestra da sua vida.
Misto de Homem-músico e Homem-espectáculo, dizia que o seu principal objectivo era “dar bons momentos aos auditórios”. E a verdade é que, embora criticado por alguns por tratar tão “ligeiramente” a música clássica, ninguém como ele conseguiu levar a música às multidões que enchiam os seus concertos ou compravam os seus discos. Quando o seu lugar à frente da Boston Pops Orchestra foi ocupado por John Williams, em 1979, isso aconteceu simplesmente porque Fiedler… tinha morrido. Tinha 84 anos e 50 milhões de discos vendidos.


*