i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

25 - Charlie Chaplin

Dezembro/25

aniversário da morte de
Charles Chaplin
(1889-1977)
.

.
"Luzes da Ribalta"
.
.
Sir Charles Spencer Chaplin Jr. nasceu em Londres, no dia 16 de Abril de 1889. Foi uma das personalidades mais criativas que atravessou a era do cinema mudo.
Actuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou os seus próprios filmes. O seu principal e mais conhecido personagem é conhecido, entre nós, como Charlot e como Carlitos, no Brasil.
.
Chaplin foi para os Estados Unidos da América, integrado na Companhia de Karno, a 2 de Outubro de 1912. Nessa Companhia estava Arthur Stanley Jefferson, que se tornaria conhecido e amado como Stan Laurel, o estica da conhecida dupla Bucha e Estica. Chaplin e Laurel partilharam um quarto numa pensão.
Em 1919, Charlie Chaplin fundou o estúdio United Artists com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith. Apesar dos filmes sonoros se terem popularizado em 1927, resistiu a usá-los até ao final da 1930.
O seu posicionamento político sempre foi esquerdista ou mesmo de extrema-esquerda. Vários dos seus filmes seguiram essa tendência, principalmente “Tempos Modernos”, que foi uma crítica à situação da classe operária e dos pobres em geral.
Ao mostrar interesse em viajar para a Inglaterra, em 1952, Chaplin foi ameaçado de ter os bens confiscados pelo governo americano. A sua atitude foi surpreendente: sem questionar, disse que podiam vender tudo! E foi para a Inglaterra.
Quando resolveu regressar aos EUA foi proibido, pelo Serviço de Imigração, devido a acusações de "actividades anti-americanas", na época do macarthismo. Decidiu então permanecer na Europa, escolhendo morar na Suíça.
Em 1952, ganhou o Oscar de melhor música em filme dramático por “Luzes da Ribalta”. Devido às perseguições da época este prémio só pode ser recebido em 1972. Nesse ano, volta aos Estados Unidos pela última vez, para receber um prémio especial da Academia pelas "suas incalculáveis realizações na indústria do cinema", tornando-se uma das maiores aclamações na história do Oscar, onde Chaplin foi aplaudido por mais de cinco minutos, em pé por todos os presentes.
.
Charlie Chaplin morreu aos 88 anos, no dia de Natal de 1977 em Vevey, Suíça na consequência de um derrame cerebral. Três meses depois, o cemitério foi invadido na calada da noite, a sepultura violada e o corpo roubado, na tentativa de extorquir dinheiro da sua família. O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados à morte, o corpo foi recuperado onze semanas depois, num lago, e novamente enterrado, desta vez debaixo de uma tampa de cimento de dois metros de espessura (por ordem da família de Chaplin), como medida de precaução para evitar futuros problemas.

free counters
*