i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

19 - Francisco Tárrega

Dezembro/19
aniversário do nascimento de
Francisco Tárrega
(1852-1909)
.
MÚSICA (5min19)

.
La Cartagenera
guitarrista Narciso Yepes
.
.
.

Este programa é dedicado ao compositor espanhol Francisco Tárrega, assinalando o aniversário da sua morte, que passou a 15 de Dezembro.

Tarrega nasceu em Villareal e viveu entre 1852 e 1909.
Quando criança, perdeu parcialmente a visão – e foi com o receio da cegueira total que o pai quis que ele aprendesse música, como meio de vir a ganhar a vida no caso de uma fatalidade maior.
Curiosamente, foram dois músicos cegos que o iniciaram na música. E foi talvez por efeito dessa formação irregular que procurou as suas próprias formas de expressão – e revolucionou a composição da guitarra e a própria técnica de execução do instrumento.
A música para guitarra clássica (ou viola dedilhada) mudou radicalmente. O instrumento ganhou uma projecção que não tinha. E muito mais adeptos.

A partir do fandango popular de Cartagena foi-se configurando um canto de quatro ou cinco versos octassilábicos, que pertence aos chamados Cantos minero-levantinos. Nesse processo de configuração tiveram muita influência fguras do canto flamenco da época, o final do séc. XIX. Assim nasceu La Cartagenera, da qual se diz ser “o mais belo canto levantino, mesmo que sem a variedade da Malagueña nem a popularidade da Taranta”.
.
--

free counters
*