i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

2 - John Barbirolli

Dezembro/2
aniversário do nascimento de
Sir John Barbirolli
(1899-1970)

.
"Era la notte - Si per ciel marmoreo giuro"
(da ópera "Otelo", de Verdi)
tenor James McCracken / Orquestra Nova Filarmonia
maestro Sir John Barbirolli
.
Nascido em Londres no dia 2 de Dezembro de 1899, o maestro inglês John Barbirolli começou por estudar violino, mas aos 7 anos já tinha mudado para o violoncelo, que viria a tocar na Henry Wood's Queen's Hall Orchestra (onde, à data da entrada, era o membro mais novo, com apenas 17 anos), na Orquestra Sinfónica de Londres e na Orquestra do Covent Garden.
A partir de 1926 dedicou-se em exclusivo à regência, começando por dirigir a Brittish National Opera Company e a Covent Garden Opera Company. Nesse mesmo ano dirigiu a Orquestra Sinfónica de Londres, interpretando a Sinfonia Nº2 de Elgar.
Em 1933 assumiu a condução da Scottish Orchestra, de Glasgow (mais tarde Royal Scottish National Orchestra).
Em 1937, perante alguma surpresa dos seus compatriotas (na terra natal era ainda considerado uma promessa...) sucedeu a Arturo Toscanini à frente da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque, lugar que ocupou até 1943. Nessa altura a vontade de regressar a casa prevaleceu. A Inglaterra estava totalmente envolvida na 2ª Guerra Mundial e Barbirolli não estava disposto a permanecer longe do seu país.
Após o regresso passou a dirigir a Halle Orchestra, que em pouco tempo se transformou numa das orquestras mais conceituadas e apreciadas. Barbirolli viria a dirigi-la durante 27 anos, até ao fim dos seus dias. Foi com ela que deu o seu último concerto, no dia 25 de Julho de 1970, quatro dias antes de morrer.

free counters
*