i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

5 - Josep Carreras

Dezembro/5
aniversário do nascimento de
José Carreras
(5.Dez.1946)
.
MÚSICA (3min36)
* Fenesta che Lucive (canção napolitana)
. Vincenzo Bellini
.
.
.
5 de Dezembro é data de aniversário da morte de Mozart. Mas é também um bom dia para lembrarmos José Carreras, que nasceu nesta mesma data.
.
Josep Carreras i Coll nasceu em Barcelona, onde desde muito cedo revelou as suas extraordinárias aptidões para cantar. Aos 8 anos fez a sua primeira apresentação pública, cantando a ária La Donna e Mobile na rádio espanhola. Em 1970 debutou, em Barcelona também, interpretando Nabucco e logo a seguir cantou a Norma, de Bellini, com a sua conterrânea Montserrat Caballé. Montserrat gostou – e convidou-o para o que viria a ser o seu primeiro grande êxito: Lucrecia Borgia
Nos anos que se seguiram Carreras actuou nas principais capitais europeias e em Nova Iorque, San Francisco, e Buenos Aires. Nos anos 80 a sua popularidade saltou dos palcos para o pequeno ecrã, ao formar com Placido Domingo e Luciano Pavarotti o célebre grupo de 3 tenores.
Tem hoje gravados mais de 120 discos com óperas completas. Além disso, canções populares, clássicos do cinema, canções de Natal, música ligeira, música sacra e outras, em mais de uma dezena de línguas.
.

*