i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Strauss - Polca Pizzicato

18.Abr.2007

POLCA PIZZICATO
Johann & Joseph Strauss
.

.
* World Symphony Orchestra / Arthur Murray Dance Academy
.
.

A cidade de Viena foi durante muitos dos anos dos séculos XVIII e XIX, a capital da música e a sede de muitos dos grandes compositores europeus.
Mesmo assim, dificilmente falamos de “Música Vienense” sem nos vir à memória a música da família Strauss – de Johann Strauss Pai e dos seus filhos: Joseph, Eduard e principalmente Johann Strauss Filho, o autor de valsas que ficaram imortais, como O Belo Danúbio Azul, Vozes da Primavera, ou aValsa do Imperador.
Mas nem Johann Strauss Filho compôs apenas valsas, nem apenas ele foi o único dos Strauss a compor música que o mundo inteiro ouve e toca ainda nos dias de hoje.
Um dos exemplos disto é a popularidade da Polca Pizzicato, peça composta pelos irmãos Johann e Joseph Strauss que faz parte do repertório de muitas das grandes orquestras de todo o mundo.
O nome dado a esta polca (Polca Pizzicato) advém da técnica utilizada pelos instrumentos de corda, principalmente os violinos. O pizzicato é uma técnica utilizada nos instrumentos de corda e arco (violinos, violas, violoncelo, e contrabaixos) que consiste em tocar as notas, não com o arco que extrai o som friccionando as cordas, mas com o dedo indicador que belisca as cordas como se de uma harpa ou de uma guitarra se tratasse.
.
.
--------------------------------------
VOLTAR À PÁGINA DE ABERTURA

*